Adjetivo

CONSTRUINDO O CONCEITO
Observe o quadro abaixo.
Menina com borboleta de Milton Dacosta.
1) Observe o lugar onde está a menina.
a) Que lugar pode ser esse, considerando-se os elementos que o compõem?
b) Como é esse lugar?
c) Em que período do dia ocorre essa cena? Justifique sua resposta com elementos do quadro.
2) Observe a menina e as borboletas.
a) O que a menina está fazendo?
b) Descreva o vestido e os cabelos dela.
c) Como estão seus pés?
3) Observe as borboletas.
a) Todas são do mesmo tamanho?
b) Você já caçou borboletas? Na sua opinião, é correto fazer isso? Por quê?
CONCEITUANDO
Ao responder as questões anteriores, você certamente empregou palavras que, na língua,desempenham o importante papel de caracterizar os seres. Esse tipo de palavra chama-se adjetivo. Enquanto os substantivos é a palavra que nomeia os seres, o adjetivo é a palavra que modifica o substantivo, indicando seu tamanho, cor, tipo, beleza, defeitos, qualidades, enfim, as características do substantivo. Assim, as palavras que você usou para indicar como são o céu, o chão, a menina, como por exemplo, azul, amarelo, longos, grande, descalços, são adjetivos, pois caracterizam aqueles seres.
Leia a tira a seguir, de Adão Iturrusgarai.
Folha de São Paulo, 19/1/2005.
1) Na tira, a personagem aponta algumas características do filme que assistiu. Escreva os adjetivos que empregou para caracterizar
a) o roteiro do filme –
b) a trama –
c) a montagem –
d) as personagens –
2) No último quadrinho, a personagem expressa sua opinião sobre os adultos.
a) Qula é essa opinião?
b) Se na frase dita pela personagem não houvesse a expressão mesmo assim, a opinião dela sobre os adultos seria a mesma? Por quê?
3) Indique dois adjetivos que normalmente expressam as características dos substantivos abaixo.
a) roupa –
b) sapato –
c) voz –
d) fruta –
e) alimento –
f) professor –
4) Escolha nos quadros abaixo os adjetivos mais apropriados para completar o par de frases.
a) O quarto era tão __________ que não resisti a uma soneca.
Adoro esta casa porque o quarto é tão ___________!

b) Falante, rosto ____________, tem tudo para ser um bom vendedor.
Com o susto seu rosto tornou-se ______________.
c) Aquilo tudo não passava de um sonho ____________, um pesadelo.
Será que desejar um mundo mais justo é um sonho ______________?
d) Os metaleiros tocavam num ritmo _____________.
Seu coração batia num ritmo _____________ diante de tanta emoção.
5) Leia o trecho da notícia.
Arrasta-pé para poucos
Com sua lista de convidados concorrida, forró secreto reúne até 500 pessoas em SP

LETICIA DE CASTRO
DA REPORTAGEM LOCAL

Criado para reunir a fina flor da sociedade forrozeira de São Paulo, o forró secreto é uma balada fechada que acontece pelo menos uma vez por mês em Perdizes.
Apesar do nome “secreto”, a festa já se tornou bastante popular entre os amantes do forró na cidade. Isso porque apenas as pessoas que têm nome na lista de convidados podem entrar.
[…]
À meia-noite e meia, já estava formada uma fila na entrada da casa. Cada pessoa que chegava tinha o nome conferido e mostrava o RG. “Sem RG não entra, a regra é clara”, disse Magno para um convidado que tinha o nome na lista mas havia esquecido o documento.
Letícia de Castro. Arrasta-pé para poucos. Folhateen, suplemento do jornal Folha de São Paulo, 9 jul. 2007.
a) Qual adjetivo define o tipo de forro no olho da notícia?
b) Esse tipo de forró é muito procurado. Que adjetivo do texto explica essa ideia? Que substantivo ele qualifica?
c) Que expressão caracteriza os frequentadores desse forró?
d) O que o uso dos adjetivos nessa notícia permite saber sobre a festa?
Respostas
1)
a) Uma praia.
b) Resposta pessoal. Espera-se que o aluno responda que deva ser um lugar bonito e agradável.
c) De manhã ou à tarde, pois o céu ou o mar está azul, o chão (a areia) é claro e o vestido da menina parece refletir a luz do sol.
2)
a) Caçando borboletas.
b) O vestido é amarelo com uma faixa alaranjada e tem mangas curtas; os cabelos são longos e castanhos.
c) Descalços.
3)
a) Não.
Professor(a): Chamar atenção do aluno para o tamanho da borboleta central. Ela é grande, quase do tamanho da menina.
b) Resposta pessoal.
Na prática
1)
a) impecável.
b) engraçada.
c) enxuta.
d) bem-construídas.
2)
a) Que os adultos são incapazes de gostar de coisas bem-feitas.
b) Não, porque nesse caso, a frase significaria que os adultos certamente gostarão , já que se trata de um filme bom, bem-feito.
3)
a) confortável, adequada.
b) macio, bonito.
c) fina, estranha.
d) madura, saborosa.
e) saboroso, saudável.
f) competente, criativo.
4)
a) aconchegante / espaçoso.
b) simpático / pálido.
c) mau / impossivel.
d) frenético / acelerado.
5)
a) Secreto.
b) O adjetivo concorrida que qualifica o substantivo lista (de convidados).
c) “A fina flor da sociedade forrozeira de São Paulo.”
d) Permite saber o tipo de festa (forró secreto) que se trata de uma festa muito procurada (lista concorrida) e o tipo de roupa que se usa (sapatilha rasteira, vestido ou saia rodada).

No Comments

Faça um comentário

Está com dúvidas ou precisando de ajuda?

Entre em contato será um prazer te ajudar!