Língua é um conjunto de signos formados por palavras que se combinam por meio do qual as pessoas se comunicam e interagem. A língua varia de acordo com cada povo e cada cultura.
Compare algumas dessas frases com a frase em português:
Aprenda um idioma enquanto dorme! (português)
¡ Aprenda un idioma mientras duerme! (espanhol)
Impara una lingua intanto dormi! (italiano)
Apprenez-vous une langue dormant! (francês)
Você deve ter notado que essas frases são parecidas, pois apresentam semelhanças quanto ao vocabulário e à ordem em que as palavras são empregadas. Isso ocorre porque elas são conhecidas como línguas neolatinas, são irmãs, já que nasceram do latim.
Falamos o português no Brasil porque essa língua foi trazida pelos portugueses por ocasião da expansão marítima no século 15. Outros países colonizados por Portugal como Moçambique, Angola e Guiné-Bissau, na África, também têm como língua oficial.
A língua pode apresentar-se de dois modos: escrita ou falada. Cada língua tem um conjunto de palavras e regras de combinação dessas palavras, a fim de que os falantes possam interagir entre si e compreender-se. Essas regras podem variar conforme a situação em que utilizamos a língua escrita ou falada.
Nos dicionários encontramos boa parte desse conjunto de palavras, nas gramáticas e nos manuais de linguística, as possibilidades de combinação da língua.
Mas o que é necessário para falar uma língua? Será que basta conhecer um conjunto de palavras para começarmos a falar uma língua?
Observe:
Aprenda um idioma enquanto dorme!
Enquanto dorme, aprenda um idioma!
Dorme um idioma enquanto aprenda!
Enquanto idioma dorme um aprenda!
Em todas as situações, as palavras pertencem à língua portuguesa, mas somente nas duas primeiras elas ganham o sentido pretendido. Portanto, para dominarmos uma língua, é necessário que conheçamos além das palavras e de seus sentidos, as leis de combinação dessas palavras.
Linguagem é um processo comunicativo pelo qual as pessoas interagem entre si, constroem sentidos e agem uns sobre os outros.
Exemplo:
Na tira, Felipe, intrigado sobre o apito pendurado no pescoço de Mafalda, lhe faz uma pergunta. A resposta dela não satisfaz sua curiosidade, pois ele não sabe que o pai de Mafalda costuma carregar vasos pela casa. Dessa forma, ele faz uma nova pergunta, até que, finalmente, compreenda o porquê do objeto.
Ao falar e emitir um som, escrever, desenhar, fazer um gesto, cantar uma música, escolher uma roupa não só comunicamos algo, mas também agimos sobre o outro. Assim como a primeira resposta de Mafalda gera uma nova dúvida em Felipe, o sopro no apito provoca uma mudança na ação do pai. Pela linguagem, portanto, também transformamos o comportamento, as atitudes e as opiniões das pessoas com quem interagimos.
Interação ocorre quando as pessoas estão envolvidas em uma situação de comunicação. Aquele que produz a linguagem, ou seja, que fala, que pinta, que dança, que compõe é o locutor e aquele que recebe a linguagem é o locutário. No processo de comunicação e interação, locutor e locatário são interlocutores.
O latim era a língua falada pelos romanos aproximadamente dois mil anos atrás. Nessa época, os romanos conseguiram dominar diversos povos – inclusive aqueles que habitavam a região hoje correspondente a Portugal. Alguns desses povos aprenderam o latim com os dominadores, mas falavam essa língua do seu jeito, misturando-a com suas próprias línguas. Nasceram assim, vários idiomas novos que eram baseados no latim, porém muito diferentes. Essas línguas foram chamadas de neolatinas (neo significa novo) e a língua portuguesa é uma delas. Por causa dessa trajetória, muitas palavras da nossa língua têm origem no latim.
Linguagem verbal é o uso da palavra escrita ou falada na comunicação.
Exemplo:
Linguagem não verbal é o não uso da palavra na comunicação, ou seja, as pessoas se comunicam através de gestos, sons, imagens, cores dentre outras formas.
Exemplos:
Linguagem mista é o uso da linguagem verbal e da linguagem não verbal simultaneamente em uma mensagem.
Exemplo:
1) Leia o cartum.
Folha de são Paulo, 20/03/2005.
a) Na situação retratada no cartum, que tipo de linguagem as personagens estão utilizando: verbal ou não verbal? Se verbal: oral ou escrita?
b) O humor do cartum está na resposta da personagem que segura uma xícara de café, para quem a fala não é uma forma de comunicação. O conceito de comunicação dessa personagem coincide com o que você aprendeu? Por quê?
2) Leia a tira.
Laerte contra o dono do circo. São Paulo: Devir/Jacarandá, 2003. p. 63.
a) O humor da tira está no último quadrinho. Por que ele é surpreendente e engraçado?
b) Na tira, Suriá está falando; logo ela é o locutor. Quem você acha que é o locutário?
3) Considere agora a tira como um todo. Ela foi criada pelo cartunista Laerte e foi imprensa num jornal.
a) Quem são os locutários do cartunista?
b) Que tipo de linguagem o artista utilizou para criá-la? Por quê?
4) Leia o anúncio a seguir.
Como é comum na maior parte dos anúncios publicitários, o anúncio lido explora mais de uma linguagem. Quais são elas?
5) No centro do anúncio, há uma espécie de aviso, formado por uma seta e a expressão
“Este lado para cima.”
a) Onde normalmente vemos esse tipo de aviso?
b) No anúncio, que sentido ganha a expressão afixada na árvore?
6) Na parte inferior do aviso, existe a indicação de que duas entidades ecológicas não governamentais são responsáveis pelo anúncio: S.O.S Mata Atlântica e Florestas do Futuro.
Observe o logotipo de cada uma delas, ou seja, o símbolo que as identifica.
Note que, nos dois logotipos, está representada a bandeira do Brasil.
a) O que representa a cor verde de nossa bandeira?
b) Levante hipóteses: por que nos dois logotipos o verde das bandeiras está desaparecendo?
7) O texto lido foi considerado um dos melhores anúncios de 2004 e circulou em diferentes veículos de comunicação.
a) A que público você acha que ele se dirigia?
b) Considerando a finalidade do anúncio, você o acha criativo? Por quê?
8) Observe a tirinha abaixo.
a) Apesar de não haver palavras, o leitor entende a informação apresentada. Que linguagem foi usada para construir essa tira?
b) Explique o que cada personagem imaginava ao plantar a árvore.
♦ Magali
♦ Cebolina
♦ Cascão
9) Observe a tira. Nela há uma linguagem bastante presente em nosso cotidiano.
a) Qual é essa linguagem?
b) O que as placas indicam?
c) Reveja o segundo e o terceiro quadrinhos. as placas salvaram o Cebolinha do perigo?
10) Observe a imagem abaixo.
Indique quais elementos da fotografia se relacionam com a linguagem verbal e quais se relacionam com a não verbal.
Amei a criatividade e a didática de vocês, facilitam muito na compreensão do ensino.
Grata.
Olá!
Que bom que você gostou, Maria de Fátima!Procuro fazer o melhor possível para facilitar o planejamento das aulas.
Obrigada.
Um abraço.
Como gostei das atividades, Micheline!
Bom dia!
Preparo as atividades com muito carinho.Espero ajudá-la na preparação de suas aulas.
Obrigada.
Micheline.