Radio – A era da mídia sonora

Roteiro de viagem
Faremos uma viagem por outra língua da Arte: a música. Vamos trilhar nosso caminho tendo como guia a rádio dos velhos tempos e todo o universo artístico que envolvia essa nova mídia auditiva, uma vez que, até então, só existia a mídia impressa como o jornal e a revista.
1) Você sabe o que é mídia? E quais são elas?
2) Você conhece os ícones que estão na imagem desta página?
3) A mídia exerce alguma influência sobre as pessoas? Como?
4) Como a mídia está presente na sua vida?
5) Quais dessas mídias são mais utilizadas por você para ouvir música?
Respostas
1) Mídia consiste no conjunto dos diversos meios de comunicação, com a finalidade de transmitir informações e conteúdos variados.
O universo midiático abrange uma série de diferentes plataformas que agem como meios para disseminar as informações, como os jornais, revistas, a televisão, o rádio e a internet, por exemplo.
2) Resposta pessoal.
3) Resposta pessoal.
4) Resposta pessoal.
5) Resposta pessoal.
A rádio dos velhos tempos

 

Quando surgiu o rádio no Brasil, ele se transformou na maior mídia daquele momento. A primeira rádio do Brasil chamou-se Rádio Sociedade. Na época, a informação não era tão acessível quanto hoje com a televisão e a internet. O jornal escrito era o único meio de divulgação de ideias e notícias.
Naquele tempo, o artista de rádio era tão importante quanto é hoje o artista da televisão, pois a ele cabia transmitir ideias e emoções por meio da voz. Como cada mídia  exige um tipo de habilidade específica, para entrar nesse universo artístico era preciso ter um bom poder de comunicação.
A voz é o instrumento mais poderoso para um artista ser aceito no rádio, uma vez que a imagem não faz parte desse tipo de mídia, ao contrário do que acontece na televisão, em que a imagem contribui com a audiência. Um candidato a locutor de rádio tinha de passar por um teste para comprovar a qualidade de sua voz e da dicção. este, em uma cabine, deveria ler textos jornalísticos, declamar poesias, apresentar nomes de músicas estrangeiras e passar por uma prova de fôlego, lendo textos enormes.

◊ A radiodifusão no Brasil começou efetivamente no dia 7 de setembro de 1922, quando se comemorava o primeiro centenário da Independência do Brasil. Nessa época, foi realizada a primeira emissão radiofônica no Brasil.
◊ O rádio mudou hábitos, passou a ser um meio de veiculação de ideias.
◊ O primeiro programa comercial de rádio foi em 1932 e Ademar Casé revolucionou o rádio naquela época.
◊ Ary Barroso, um importante compositor da música popular brasileira, narrava jogos de futebol.
◊ Depois de certo tempo, algumas rádios transmitiam aulas de ginástica com exercícios a serem executados pelos ouvintes.

Intérpretes de todos os tempos
Na década de 1930, existia um concurso chamado Rainha do Rádio. O concurso teve início em 1937, ano em que Linda Batista elegeu-se a primeira Rainha do Rádio brasileira. Ela reinou durante 11 anos seguidos, quando em 1948, após um novo concurso, a coroa foi transferida para Dircinha Batista, irmã de Linda, que manteve-se como rainha até 1949, e daí por diante a cada ano havia um novo concurso.

Reportagem de revista carioca focaliza o baile da ABR no qual Mary Gonçalves coroa Emilinha Borba como Rainha do Rádio de 1953.

Linda Batista – 1937
Dircinha Batista – 1949
Marlene – 1950
Dalva de Oliveira – 1951
Emilinha Borba – 1953
Ânglela Maria – 1954
Vera Lúcia – 1955
Dóris Monteiro – 1956
Mary Gonçalves – 1952
Julie Joy – 1958
A rádio na minha cidade
• E, na sua cidade ou no seu estado, quem são os intérpretes que fazem sucesso nas rádios?
• Pode ser um cantor, cantora, dupla, grupo ou banda. Dê a sua opinião e faça uma pesquisa com algumas pessoas da sua escola.
• Faça uma eleição entre os nomes que surgirem, e por meio de uma votação, escolha quais são os melhores para a turma.
• Escreva os nomes no espaço a seguir.

Professor(a): Preparar os alunos para uma apresentação musical. Dividir em grupos e escolher o (a) vencedor (a) da eleição e preparar a música. Os alunos devem se caracterizarem e se quiserem, podem ter também dançarinos. Distribuir os papéis no grupo. fazer o roteiro proposto (componentes, funções e providências) e combinar a forma de apresentação. Os alunos podem tocar, cantar, dublar ou mesmo utilizar do playback.

 

 

 

No Comments

Faça um comentário

Está com dúvidas ou precisando de ajuda?

Entre em contato será um prazer te ajudar!